Motivar os participantes para a necessidade de manutenção de uma atitude defensiva baseada nas técnicas e estratégias de condução com vista à redução do risco de acidente / incidente na condução de viaturas ligeiras na via pública em contexto de trabalho. Nestas sessões realizadas na via pública, recorrendo ao veiculo do participante ou, sempre que possível, dentro da mesma gama dos utilizados pelo mesmo no seu quotidiano de condução, procuramos através de técnicas de observação e avaliação objetiva, avaliar e dar feedback com oportunidades de melhoria para a sua condução, centrado na condução defensiva, ecológica e econômica, bem como na aplicação de técnicas de redução do risco na circulação rodoviária, e a melhorar a sua performance tática e operacional, face às situações de tráfego real encontradas no percurso. São avaliados aspectos como o comportamento e atitude, aptidão técnica e operacional, conhecimento e cumprimento das regras, atenção e visibilidade, previsão e antecipação, informação e sinalização. No final o formador / auditor, recorrendo à Plataforma Interativa de Apoio à Formação emite um relatório com os aspectos avaliados e oportunidades de melhoria registados, com indicação de um programa de melhoria para implementação pelo próprio participante.
Saiba maisIdentificar os principais fatores de risco que influenciam os comportamentos dos condutores e aumentam o risco de acidente durante a condução em ambiente profissional.
- Desenvolver técnicas, táticas e estratégias de condução defensiva e de diminuição do risco na condução de viaturas ligeiras.
- Dotar os participantes da capacidade técnica para uma condução segura, rápida, confortável e eficiente no transporte de passageiros.
- Adaptar um estilo de condução seguro, eco-eficiente e proativo.
- Dar a conhecer técnicas ativas de condução e de reação face a situações de emergência em estrada, na perspetiva da evitabilidade de acidentes ou redução de danos.
- Proporcionar um estilo de condução confortável e seguro, quer em situações de risco rodoviário ou de segurança pessoal dos ocupantes e do veículo.
- Identificar o protocolo e as regras de cortesia aplicadas à função.
- Identificar o funcionamento e aplicação na condução dos sistemas avançados de apoio à condução de viaturas topo de gama.
Desenvolver técnicas de condução tendentes a reduzir os consumos e emissões e a aumentar a segurança e o conforto.
Saiba maisIdentificar os principais fatores de risco que influenciam os comportamentos dos condutores e aumentam o risco de acidente durante a condução em ambiente profissional. Desenvolver técnicas de condução defensiva e de diminuição do risco na condução de viaturas ligeiras. Identificar os sistemas de segurança ativa, particularmente o ABS, bem como as suas capacidades, uso e limitações em sessões práticas de treino. Preparar os condutores para um melhor desempenho, com o seu veículo, para fazerem face a situações de risco inesperado, em particular em situação de travagem de emergência e desvio brusco de trajetória.
Saiba maisIdentificar os principais fatores de risco que influenciam os comportamentos dos condutores e aumentam o risco de acidente durante a condução.
Identificar o funcionamento e a técnica por detrás dos sistemas de segurança ativa, passiva e ADAS disponíveis nos veículos modernos.
Saber usar e conhecer os limites de atuação dos sistemas em testes e exercícios práticos em circuito e em estrada.
Saber aplicar técnicas e estratégias de redução do risco e aumento da segurança, do conforto e da eficiência em condução.
Motivar os participantes para a manutenção de uma condução preventiva face aos principais riscos rodoviários e eficientes em termos de consumos, consumíveis e de emissões, através de uma atitude defensiva e pró-activa. Identificar os principais fatores de risco que influenciam os comportamentos dos condutores e aumentam o risco de acidente durante a condução.
Saiba maisIdentificar os principais fatores de risco que influenciam os comportamentos dos condutores e aumentam o risco de acidente durante a condução e dotar os participantes de técnicas de condução avançada
Saiba maisCumprimento do Decreto Regulamentar n.º 1-A/2016 de 30 de maio do MAI, referente ao regime da carta por pontos introduzido, pela Lei n.º 116/2015, de 28 de agosto, no Código da Estrada
Saiba maisParticipar no curso para obtenção da carta de condução oficial (IMT) para a condução de ciclomotores atá 50 cc. Exclusiva para jovens com 14 e 15 anos e sujeita a aprovação em exmes teórico e prático (veja condições em documento anexo). Um ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45km/h, cuja potência máxima não exceda 4kw e tratando-se de motor de ignição comandada tenha cilindrada não superior a 50cc. No caso de ciclomotores de três rodas, tratando-se de motor de ignição por compressão, de 500 cc. Com esta carta (AM) poderá conduzir veículos a motor de 2 ou 3 rodas e quadriciclos ligeiros, dotados de velocidade máxima em patamar e por construção não superior a 45 km/h e caracterizados por: - sendo de 2 rodas, a potência máxima do motor não poderá exceder 4W e no caso do motor de ignição comandada (gasolina) de cilindrada até 50 c.c. - sendo de 3 rodas, a potência máxima do motor não poderá exceder 4W e tratando-se de motor de ignição comandada a cilindrada não pode ser superior a 50 c.c. ou, no caso de motor de ignição por compressão (diesel), até 500 c.c. - sendo quadriciclo ligeiro, a massa sem carga, não pode exceder 425kg, excluindo a massa das baterias no caso de veículo elétrico e cilindrada não superior a 50 c.c., tratando-se de motor de ignição comandada, ou de 500 c.c. no caso de motor de ignição por compressão.
Saiba maisIncide especialmente sobre elementos estatísticos, espaço e tempo de reacção, vigilância e reflexos.
Saiba maisMotivar os participantes para a manutenção de uma condução preventiva face aos principais riscos rodoviários e eficiente em termos de consumos, consumíveis e de emissões, através de uma atitude defensiva e proactiva. Abordar técnicas e conceitos de condução eco eficiente aos níveis estratégico, tático e operacional na condução de veículos pesados. Avaliar o desempenho individual defensivo e/ou Ecoeficiente em situação real de tráfego, e desenvolver uma gestão mais equilibrada do veículo em sessões de condução económica. Detetar e implementar oportunidades de melhoria, especialmente nas técnicas de redução de consumos e emissões, bem como de condução defensiva.
Saiba mais- Identificar os principais fatores de risco que influenciam os comportamentos dos condutores e aumentam o risco de acidente durante a condução em ambiente profissional.
- Desenvolver e saber aplicar técnicas de condução defensiva e de diminuição do risco na condução de viaturas pesadas.
- Avaliar o desempenho individual defensivo em situação real de tráfego, e desenvolver uma gestão mais equilibrada do veículo em sessões de condução em via pública, detetar e implementar oportunidades de melhoria.
Preparar os participantes para obter o máximo rendimento de uma viatura 4x4, para a transposição de obstáculos, retirar a viatura de situações difíceis com recurso de guincho e utilização de meios de navegação.
Saiba maisDotar os participantes de conhecimentos técnicos acerca do funcionamento mecânico e das técnicas de condução de viaturas de traçao 4x4 - moto4 e pickup / jipe .
Preparar os participantes para a condução fora de estrada e em percursos trialeiros de baixo nível de dificuldade
Identificar e saber aplicar técnicas de progressão fora de estrada, abordagem de obstáculos e sua transposição.